Agora nem nómada, nem emigrante.


domingo, novembro 13, 2005

Hoje não ignorei os que passam fome...

Há tantas coisas no mundo que finjo não conhecer... Sei da fome, da guerra, da ganância pura, de crianças que não têm uma única coisa no mundo... que nem amor de pais têm...
Hoje, apeteceu-me escrever de dia... a uma hora que não é normal... transmitir a energia positiva que sinto dos raios solares, que me faz continuar...
No entanto, escrevo, agora, à noite...
Penso no sofrimento de milhões de pessoas que não podem optar por outra vida, que não têm sequer a oportunidade de estudar, de conhecer outro lugar, de saber que existem lugares onde a comida sobra...
Não assisto aos noticiários, não leio os jornais, ignoro o que se passa no mundo, sou egoísta. Preocupo-me em ver o lado positivo apenas. De assistir aos problemas dos amigos e tentar alterá-los para que consigam vislumbrar uma solução que eu teimosamente encontrei, quando olhava de fora... porque me contam as suas vidas, porque confiam em mim.
Alimento-me de pedaços de confiança que depositam em mim e mantenho segredos há décadas...
Hoje, penso um pouco naquilo que vai além do meu pequeno mundo, onde exijo, vivo, sorrio e sonho...
Pensei sempre que tinha que sair de lá e ir para longe, porque havia uma missão à minha espera. Tenho medo de não a conseguir cumprir por egoísmo, porque estava só a olhar para mim e a alcançar bem-estar.
Quando ajudo alguém, sinto-me bem e acho que estou a ser egoísta, porque faço-o por mim, porque gosto do que me faz sentir. Estarei a ser correcta ao gostar de ser reconhecida pelo que faço?! Talvez nem saiba ser altruista...
Depois, sinto-me mal, porque como chocolates que tanto me fazem mal, quando há tantas crianças que nem pão, água, ou leite têm...
Hoje o meu pensamento vai para os pequeninos que não têm nada, porque são esses que precisam de ser lembrados e mais merecem os meus pensamentos... mesmo que seja apenas por este dia e pelas horas em que não pensei nas pessoas que me estão longe e das quais tanto gosto.

Eli

34 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Betty Branco Martins disse...

Olá Eli

Vim até aqui através de um comentário teu no Antonior
clikei aqui estou :)

Fiquei encantada com o teu texto.

"Olhando" as tuas palavras como se eu estivesse à beira de um rio de águas cristalinas - a passagem das águas uma verdadeira melodia - foi assim que senti as tuas palavras.

É uma realidade muito triste e não podemos fechar os olhos a esta verdade. E pensarmos, que um pouco junto a outro pouco, é a soma de alguma coisa - aquela que faz a diferença!

Convido-te para me visitares no "Fragmentos" irei gostar de te "ver" por lá :)

Beijinhos

Miguel disse...

Ao teu estilo, sempre arrebatador, consegues ver com clareza aquilo que muitas vezes tentamos ignorar. Mais uma vez, sou obrigado a tirar-te o chapéu, e é com prazer que o faço.


Beijos

Santinha disse...

-Olha olha.Tbm ja comentei.Olarila

António disse...

Hoje está a puxar-te para o sentimentalismo social.
Queres que te fale com franqueza?
Acho que este post tem "clichés" a mais. Muito "déjà vu".
Podes fazer melhor, tenho a certeza!
E por confiar em ti, vou-te linkar!

Obrigado pelas visitas e comentários ao meu blog.
Volta sempre!
Vai gostar dos próximos posts.
Já estão escritos e tenho a certeza de que vais gostar.

Beijinhos

STEVE SERIGADO disse...

oi...
epa este comment é mt sério, poem uma pessoa a pensar profundamente...tens toda a razao no que afirmas...por vezes não damos a devida importância a pequenas coisas que temos!!!
Continua....
BEIJO
www.steveserigado.blogspot.com

Walter disse...

Há coisas que tendemos a ignorar, pq a tomada de consciencia delas nos causa demasiado desconforto!o teu post foi uma chamada á realidade crua!
walter

vero disse...

Venho agradecer e retribuir a visita ao meu blog! És sempre bem-vinda!
Voltarei com mais tempo para ler os teus escritos...
Bom Domingo!
Beijinhos***
:)

Natalie Afonseca disse...

Olá!!
POis, essas realidades não nos devem passar ao lado! É muito duro e gostei da maneira como retratas essa realidade !!

Beijinhos

Nelsinho disse...

...Sim!Os pequeninos!

Porque êles não são culpados de haverem nascido,

Porque êles não podem imaginar o que seja "Paternidade responsável",

Porque êles não podem imaginar o que seja "Governo Responsável"...

Êles apenas sentem fome...em todos os sentidos!

Nelsinho

António disse...

Bigadinho!
Agora fiquei esclarecido, pois pensei que Agora fosse alguma localidade nos Açores...eh eh

Agora também é claro que estás a dar aulas nas ilhas.

Beijinhos

Paula disse...

Olá Eli

um beijinho e boa semana:)

Amaral disse...

Se procuras ignorar o que se passa à tua volta, ou no outro lado do mundo, estás a enganar a tua capacidade de intervenção na mudança da consciência colectiva. Se desconfiares que tens uma ferida na perna, e não olhares para ela, nem procurares saber da sua gravidade e dares o teu contributo para a tratares, ela acabará por infectar e causar-te maior dano.
Se ajudas alguém porque te faz sentir bem, isso não te faz ser egoista. Se ajudas alguém, e depois sentes necessidade de subir a um palanque e anunciar bem alto, para seres reconhecida pelo que fizeste - aí poderás ter que rever essas emoções e sentimentos. Mas se te sentes muito bem em praticar o acto de ajudar é magnífico, porque o que sentes é que estás a ajudar-Te a ti mesma...

Daniel Aladiah disse...

Querida Eli
Não há altruístas (os verdadeiros, se o forem, estão nos altares...), todos somos egoístas. Contudo, para satisfazer a vontade de nos sentirmos bem, ou conhecer outras formas de bem-estar e realização pessoal, não há nada como ajudar os outros. Então, isso é normal, é humano e não é uma forma de egoísmo errada, mas saudável. Aprende a viver sem culpa, basta que dês amor ao próximo e estarás a satisfazer e a satisfazer-te, nada mal há nisso, quem dera que pudéssemos ser todos assim egoístas.
Um beijo
Daniel

perola&granito disse...

O nosso 4º leilao termina as 22h, queres ir la dar uma espreitadela? Beijinhos

A.na disse...

Quantas vezes me encontro
dentro desse egoismo que
achamos ser nossa vida...
Mil vezes utilizo as mesmas palavras que aqui escreves,
te descreves
...mas sem razão de ser,
porque Ser é ser humano...
como tu,eu,eles...como todos nós!

Abraços mil.

Master Inutile disse...

Clap! Clap! Clap! Quem fala assim não é gago! (ou quem escreve... err... tu percebeste...) XD

Luís disse...

Muito bom eli!Parabens.
Mas acho que devias ver os noticiários e ler os jornais, porque nem tudo é assim tão feio. Um estudo recente sobre hábitos alimentares e higiene na cozinha coloca-nos no topo da lista da europa!Não é nada de especial, mas como estamos sempre na cauda da lista...:-)
E depois há iniciativas como o "make poverty history" deste ano que foi uma belissima demonstração a nivel mundial do poder que as pessoas vulgares como nós temos.
Acho mt bem que tenhas escrito sobre este assunto.
beijinho

antonior disse...

Outro dia disse-te que tens uma alma grande!
Respondeste-me dizendo que não tens uma grande alma!
SOU TEIMOSO:
TENS UMA GRANDE ALMA!!!!!!!

Bejinhos :-)

emanuel vicente disse...

Nao és a unica a pensar, assim, eu tb leio o jornal e apesar de ler, as coisas más do mundo, as guerras, as crianças mal tratadas, violentadas, as fomes....passo ao lado...como se tudo aquilo fosse longe, do outro lado do mundo, leio...e penso para comigo..."é só pura informaçao, cultura actual...", parece que tenho medo de parar e pensar que é uma realidade do mundo, que é um acontecimento aqui ao lado.....!Como posso ser tao egoista e pensar que essa realidade nao é por perto....!
nao devemos ajudar as crianças só no Natal porque fica bem a nivel social e moral....mas sim ajudar todos os dias....existem pessoas que sofrem, que vivem momentos de angustia , enquanto passamos horas em casa a gastar o tempo...com coisas sem sentido....mas o "tempo é relativo"...mas esse tempo relativo tem de ser gasto!!!
nao sei se m soube expressar, se soube dizer o mais correcto...espero que sim!!


bjoes doces e grandes!!!

Piolha electrica disse...

tontinha!!! mas que egoismo??? nao podes considerar que o facto de ajudares os outros para k tb te sintas bem é egoismo!
kdo se é egoista nunca se sai do seu mundinho para ajudar os outros, para os ouvir! é normal k te sintas bem e k te faça bem kdo ajudas os outros!
já fazes uma missão muito importante... faze-la com as pessoas k convivem ctg todos os dias! das-lhes um pouco de ti todos os dias...

eu tb n vejo noticias e evito ver akelas k mostram as pessoas em campos refugiados, sem nada p comer... ou as imagens das crianças que vagueiam pelas ruas... infelizmente, comprovei tudo isso e muito mais ao vivo. vi essa realidade durante 31 dias e não em escassos segundos k passam na tv. prefiro assim... prefiro ver as fotos e lembrar-me de tudo o k vi e ganhar força e coragem para fazer + alguma coisa, nem k seja dar 1 pouco de esperança e contribuir p um sorriso...
já te disse k, se tudo correr bem, vou para Moçambique para o ano k vem? :D

*** linda, cá te espero no Natal para te dar um grande e apertadinho abraço!

Astronauta disse...

Não sei o que te dizer...ou então até sei...que gosto do que escreves, mas não posso deixar de reconhecer que precisamos do mundo à nossa volta, porque tens de pensar que o mundo que poderás pensar em ignorar...precisa de ti e da tua presença/intervenção.
Lembra-te que os pequeninos que falas de necessitar de um pão, possivelmente não serás tu a poder oferecê-lo, mas sim quem estará mais capaz e mais perto de o fazer. CONTUDO, deverás ter sempre algures outros "pequeninos" a quem podes e deves oferecer algum "pão".

Beijinhos sempre esp(e)aciais de um astronauta sempre a observar bem lá no alto!

P.S. - Desculpa a ausência do mail... mas compensei-te com a presença de um grande comentário. lol ou não ou não! lol

singularidade disse...

Lindo lindo li e reli, obrigada pela partilha." As crianças é a melhor coisa que existe no mundo"
Beijo imenso

Orfeu disse...

Não se tratará de egoismo mas apenas uma forma de encarar a vida para se viver melhor, é o que fazemos todos para sobreviver…
Alimentas-te de pedaços de confiança, segredos e “ignorâncias” que os teus olhos necessitam de não ver…
Hoje, pensas…sentes egoismo pelo que tens e outros não, repesa de pedir mais o que os outros nem sonham pelo “ignorância” deles proprios…e desejas mudar o Mundo, mas Como? Sentimo-nos impotentes, pequenos, demasiado insignificantes, assustados com medos de grandes missões, mas poderemos faze-las, ou tentar fazer atraves de pequenos gestos dia apos dia…”Olhar para mim e a alcançar bem-estar”-Egoismo não…Apenas o lugar que nos deram no Mundo, justo ou não…nunca saberemos.
Um beijo

lanterna disse...

Bem hajas por esse sentir!
Não tenho palavras para dizer o que senti ao ler-te.
Jinho. Luis.
Meu outro blog: http://calinadas.blog.pt/

lena disse...

"Hoje o meu pensamento vai para os pequeninos que não têm nada, porque são esses que precisam de ser lembrados"

Dou força ao teu pensamento, pois muita coisa passa ao lado, sem que se faça algo

as crianças são um "tesouso", merecem todo o amor do mundo

beijinhos

lena

Betty Branco Martins disse...

Obrigada pela tua visita :)

Um beijo

A.J.Faria disse...

Olá, Eli!
Obrigada pela visita ao Palavra Entre Palavras.
Espero que doravante os teus comentários possam ser uma constante. Assim o espero!

Gostei muito de vir até aqui e conhecer o teu cantinho, cuja qualidade é dificil não notar.

Comentando o teu post, direi que nunca te deves sentir egoista por ajudares os outros e sentires-te feliz por essa atitude, porque é na medida que tornamos os outros felizes, que estaremos a dar mais vida a nós próprios.

Que a sensibilidade possa ser uma constante no teu caminhar!

Um beijinho,

Santinha disse...

o linda à tanta gente a passar fominha!!!!!!!
Nunca ignores ninguém q passa fome.
Isso n se faz!!

antonior disse...

:-)

Os comentários só ficam completos quando o anjo do paraíso (não se diz que essas ilhas são paradisíacas?) passa a adejar as suas asas pelas terras dos pecadores.... está foi bonita, não foi?!

:-) :-) :-) :-)

Anónimo disse...

Pega la comentários. Pra que n digas q n comento o teu blog!!!!!!! Eh eh!!!! Ass.Rita Maluka

Clife disse...

E obrigado por nos lembrares tb... assim ao ler nosso pensamento vai tb pros pekeninos, pois antes de agir... tentar fazer algo, nem k seja um pekeno gesto, temos reflectir smp ;)

Bjs ***

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Online fluoxetine Answering machine international shipping Ionic breeze comparison salinas breast enhancement Cosmetic surgeon denver Incorporate washington oregon ceiling mount uv air cleaner Macintosh software skills online training 6 month pass http://www.projector-calleva.info/4-foam-inch-mattress-memory-topper.html air conditioner filter dust Free nude pics of pornstars toscana paine faucets

Anónimo disse...

Keep up the good work video editing programs